O programa Política e Cidadania da TV Catolé foi desenvolvido com o intuito de que os candidatos a prefeito e vereador da cidade de Itapetinga, tivessem a oportunidade de expor suas idéias e planos para os seus eleitores. A escolha do entrevistado da semana foi a partir de um link disponibilizado aos internautas através de votação  livre.

O primeiro programa aconteceu no dia 31 de agosto, com as presenças online de Fredson Barreto (Chefe de Cartório da 140ª Zona Eleitoral), Dr. Hermes Hilarião (Diretor Tesoureiro da OAB Bahia) e Dr. Fabrício Moreira Santos (Presidente OAB – Subseção Itapetinga). Dentre os candidatos, os escolhidos pelos internautas para abrir a serie foram Sibele Nery (PT) e Fabrício Oliveira (PSD). A entrevista com eles foi ao ar no dia 3 de setembro.

Na quinta-feira 29, o prefeito e candidato a reeleição Rodrigo Hagge (MDB) foi o último entrevistado do programa Política e Cidadania, antes da eleição em 15 de novembro. Na entrevista cedida ao apresentador  Augusto Carvalho, o prefeito falou um pouco da sua história. Nasceu em Salvador, chegou a Itapetinga uma semana depois do nascimento. Aqui na cidade estudou em três colégios particulares – Sossego da Mamãe, Savina Petrilli e Cooedita -, retornando a capital para cursar ensino médio e nível superior. Tendo como formação acadêmica curso de Direito, sendo advogado e pós-graduado em Direito Eleitoral e Direito do Estado. Politicamente se posiciona como de centro-direita, por pensar que “é através do emprego, da renda e do desenvolvimento econômico que um povo tem a sua liberdade e seu efetivo direito de cidadão” e ainda completou que “é através da educação, da informação e da liberdade que somos e nos tornamos cidadão de fato”.

O prefeito Rodrigo respondeu sobre as medidas adotadas no início da pandemia do coronavírus e quais os planos futuros nesse sentido. Ele começou falando sobre como a prefeitura lidou com o momento, e a cidade que estava em lockdown, tomou a atitude de reabrir o comércio de Itapetinga e foi a primeira cidade que adotou medidas de segurança como obrigatoriedade de uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais, dispenser com álcool em gel, pias no comércio pra higiene das mãos, atitudes essas, que segundo ele, foi imitado por cidades até mesmo fora do estado, citando Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Falou que a cidade conseguiu 15 respiradores, tem nove carros que fazem testagem nas casas das pessoas. Citou que no próximo ano, por conta da crise da pandemia, deve cair a receita de arrecadação do município, e por isso pretende fazer um contingenciamento das contas públicas.

Quanto a revisão do Plano Diretor, Rodrigo disse que Itapetinga precisa de uma legislação atentada com os padrões urbanistas assim como com o desenvolvimento da cidade, e também para estimular os empresários da construção a gerar empreendimentos e empregos na cidade. Pretende legalizar os terrenos que estão sem documentação de titularização na cidade, citou o bairro Camacã como um local onde existem muitos terrenos que pertencem a prefeitura e precisam ser regularizados e para isso a prefeitura vai enviar um projeto para que muitas dessas pessoas possam pagar para isso e que outras possam ser isentadas desse pagamento.

O apresentador do programa falou da importância da Avenida Júlio José Rodrigues para a cidade e qual o motivo que a sua finalização ainda não havia sido concretizada. Como resposta, o prefeito citou a gestão do ex-prefeito José Carlos Moura de não ter realizado a obra de acordo ao planejamento deixado pelo ex-prefeito Michel Hagge; não ter feito a macro e a micro drenagem adequada na obra, de ter excluído a ciclovia e de ainda ter perdido o aditivo de prazo da data do convênio e dessa forma, o valor de R$ 500.000,00 que estava na conta da prefeitura teve que ser devolvido ao governo do estado. Ele foi ao governador para acertar a concretização da obra, o governador prometeu que vai fazer, e ele espera que seja cumprida a promessa.

Na área da educação, Rodrigo falou que pretende continuar com a capacitação dos professores da rede com a formação em mestrado, para isso ele disse que a prefeitura investiu R$ 500.000,00 nesse projeto. Falou da qualidade da merenda hoje é oferecida aos alunos, das reformas em escolas; internet via satélite em todas as escolas, citou que Itapetinga ser a primeira cidade do médio sudoeste a ter uma escola rural com educação em tempo integral, e caso seja eleito, inaugurar a maior escola do município no bairro 12 de dezembro com 12 salas de aula, laboratórios de física, química, informática e anfiteatro. Tem o sonho de trazer a língua inglesa para as escolas municipais no ensino fundamental I.

Quanto a segurança pública do município, ele elogiou o trabalho executado por eles, falou do número reduzido da guarda municipal que é composta por apenas 67 funcionários para uma população de quase 80 mil pessoas, e prometeu que está nos seus projetos construir postos de guarda nos pontos principais da cidade e nos distritos; criar plano de carreira e a secretaria de segurança pública.

Na entrevista, Rodrigo falou sobre outros assuntos – esporte, geração de emprego, novas fábricas para cidade e outros -, que podem ser conferidos nos vídeos abaixo:

 

https://www.facebook.com/tvcatoleaovivo/videos/720595905239451

Carlos Maciel, pedagogo, radialista, blogueiro e repórter da TV Catolé

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.