Com a pandemia do novo coronavírus se espalhando pelo Brasil, os estaduais pararam, por conta das orientações do Ministério da Saúde. O LANCE! mostra o que pensa cada federação dos principais estaduais do país sobre a volta dos torneios estaduais.

Campeonato Paulista – Em reunião por vídeo conferência realizada com os 16 clubes da Série A1 do Paulistão na última quarta-feira, a Federação Paulista determinou que o campeonato será definido em campo, mesmo sem projetar uma data para o retorno. Os jogos poderão ser realizados inicialmente com portões fechados.

 

 

Campeonato Carioca – Também em reunião na última quarta-feira, a FERJ definiu, juntamente com o clubes do Carioca, ficou definido que o campeonato será definido no campo, mas sem uma data de retorno prevista. A federação continua aguardando autorização dos órgãos responsáveis pela saúde.

 

 

Campeonato Mineiro – Outro estadual que será definido em campo, mas não tem data para o retorno é o Mineiro 2020. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), disse, em entrevista no Expominas, que o futebol do estado dificilmente voltará às atividades antes do mês de junho.

 

 

 

 

Campeonato Gaúcho – O Gauchão está paralisado desde o dia 15 de março ainda sem uma data para o retorno do torneio. Os clubes, juntamente com o Federação, irão se reunir no próximo dia 20, para determinar os próximos passos para a realização do estadual.

 

 

Campeonato Catarinense – A Federação Catarinense entrou com ofício para retomar o estadual. No documento enviado ao governo de Santa Catarina, os jogos seriam retomados no dia 16 de maio e sem a presença de público para não disseminar o novo coronavírus. A expectativa é que o governo estadual responda até o fim do mês.

 

 

 

Campeonato Paranaense – O estadual, que está paralisado desde o dia 15 de março, ainda não tem um prazo para a volta. O presidente do Londrina, Felipe Prochet, propôs que o torneio, que está nas quartas de final, seja realizado em uma única sede , que seria ou a Arena da Baixada ou o Couto Pereira ou a Vila Capanema, além de ter os portões fechados.

 

 

Campeonato Goiano – Paralisado desde março, o estadual não tem previsão de retorno. Para o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, por exemplo, o estadual não deve ser retomado.

 

 

 

Campeonato Baiano – Paralisado por conta do novo coronavírus, o Baianão corre o risco de não ser finalizado. Em entrevista recente, o vice-presidente da Federação Baiana, Manfredo Lessa, disse que é ‘muito difícil’ terminar o torneio este ano. Ainda não há data para a volta do estadual.

 

 

 

Campeonato Cearense – O estadual deve prosseguir no calendário de 2020, segundo o presidente da Federação, Mauro Carmélio. Porém, ele afirmou que não há um prazo estipulado pela CBF para manter a decisão. O estadual pode retornar até em setembro.

 

 

Campeonato Pernambucano – Há um mês sem ter jogos, o estadual de Pernambuco segue sem previsão de retorno. Os clubes do interior querem o fim do mesmo e os da capital demonstram preferência por continuar. A FPF quer o retorno e descarta a ideia de encerrar a competição.

 

 

 

Fonte: Lance! Via Boca Polêmica do Esporte.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.