O prefeito Rodrigo Hagge (MDB), o vice-prefeito Renan Pereira (DEM) e os 15 vereadores eleitos no pleito municipal de 2020 tomaram posse de seus cargos na manhã desta sexta-feira (1º) em sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães.

A cerimônia começou por volta das 9h20. O vereador Valdeir Chagas (PDT) assumiu a direção dos trabalhos por ter sido o vereador eleito mais idoso, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa Legislativa.

Após a entrega da declaração pública de bens e posterior leitura do termo de compromisso de posse, todos os parlamentares municipais foram empossados e juramentaram o exercício de seus mandatos frente ao público presente. Logo em seguida, houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga para a qual foi apresentada chapa única. Com 12 votos favoráveis e três abstenções, o vereador Léo Matos (PSD) foi eleito presidente do Poder Legislativo para os próximos dois anos, tendo Anderson da Nova (DEM) como vice; Neto Ferraz (PSC) e Tuca (Republicanos) como primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Já investido do cargo de presidente, Léo Matos oficializou a posse do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) e do vice Renan Pereira (DEM). Em seu discurso, o prefeito defendeu a união entre as autoridades eleitas para honrar o voto de confiança nelas depositado pelo povo de Itapetinga. “Mas temos que demonstrar trabalho. Temos que demonstrar empenho. Temos que demonstrar dedicação, porque é isso que o povo quer ver. O povo quer ver esforço. O povo quer ver luta. O povo quer ver suor”, afirmou Rodrigo Hagge.

O prefeito também falou sobre metas para os próximos quatro anos. “Nós temos que continuar um trabalho especialmente voltado para o desenvolvimento econômico do nosso município”, garantiu.

Renovação na Câmara

A Câmara Municipal de Itapetinga teve um índice de mais de 70% de renovação em sua composição. Do total de 15 vereadores, apenas quatro foram reeleitos para este novo mandato de quatro anos. 11 vereadores vão exercer o primeiro mandato. A enfermeira Emanuelle Brandão e a servidora pública municipal Sibele Nery são as duas mulheres que compõem a nova Câmara.

O novo presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Rodrigues Matos, é advogado, formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e na Fundação José Silveira. Foi gestor do Hospital Cristo Redentor por seis anos.

Filho dos comerciantes Clemente (Lourão) e Marilda Matos, proprietários da Italar Presentes, Léo Matos nasceu em Itapetinga e tem 45 anos de idade. É casado com Ana Bárbara e pai de José Clemente.

Léo Matos obteve 890 votos nas últimas eleições, garantindo, assim, seu primeiro mandato como vereador. Em seu discurso durante a posse, Léo Matos disse que será um vereador de diálogo e que fará um trabalho no legislativo voltado à comunidade de Itapetinga. “O mandato será pautado para servir à população de Itapetinga. Vamos ter uma Casa de Leis aberta e com novas contribuições, convocando todos os cidadãos de Itapetinga para, junto conosco, fazer desta Casa a casa de vocês”.  O presidente desejou a todos um ano de superação.

Os vereadores João de Deus (MDB) e Valdeir Chagas (PDT) retornaram para a Câmara para exercer o quarto mandato. Já Tarugão (MDB) passa para o terceiro mandato como vereador. Anderson da Nova (DEM) vai para o segundo mandato.

Em razão da pandemia da Covid-19, a sessão solene de posse dos eleitos teve entrada restrita e seguiu todos os protocolos de segurança para diminuir os riscos de contágio e propagação da doença causada pelo novo coronavírus. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Fascinação AM e pelos canais oficiais da Câmara de Vereadores no Facebook e YouTube.

Os vereadores empossados nesta sexta-feira (1º) na Câmara Municipal de Itapetinga são:

 

Aldelino Andrade Fonseca (Peto), do MDB;

Anderson Alves Cruz (Anderson da Nova), do DEM;

Antônio Carlos Gomes (Tuca), do Republicanos;

Antônio Ferraz Silva Neto (Neto Ferraz), do PSC;

Eliomar Alves Barreira (Tarugão), do MDB;

Emanuelle Brandão Dias Carvalho (Manu de Chico Ferro Velho), do MDB;

Evandro Souza Silva (Pastor Evandro Souza), do PSD;

Genison Feitosa do Nascimento (Gegê), do PSB;

Helder Flávio Pinto Ladeia (Helder de Bandeira), do PSC;

Hilderico de Souza Ferraz Nogueira (Tiquinho Nogueira), do PDT;

João de Deus da Silva Filho (João de Deus), do MDB;

Leonardo Rodrigues Matos (Léo Matos), do PSD;

Luciano Santos Almeida (Luciano Almeida), do MDB;

Sibele Shirley da Silva Moura Nery (Sibele Nery), do PT;

Valdeir Chagas do Nascimento (Valdeir Chagas), do PDT.

 

Fonte: Ascom CMV. Imagens: Danilo Jorge.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.