O Instituto Novo Rumo e o Grupo Retalhos Teatrais em celebração ao Dia Nacional do Teatro comemorado em 19 de setembro, realizou o I Circuito de Teatro Valdeique Oliveira no período de 19 a 21 de setembro no Teatro da Faci. Iniciado no dia 19 as 9h. No discurso de abertura, o coordenador Ramiro Oliveira, elogiou Valdeique Oliveira, o homenageado, o qual agradeceu a todos. Depois aconteceu a palestra do Professor e Diretor da Cazazul, Yarley Ramalho, que discursosu sobre: A importância do teatro e a formação do individuo, dando sequencia o ator Alam Félix apresentou o monologo MacBeth de William Shakespeare, Eufra Modesto, contador de Contos e Causos, fez linda apresentação e Tião Pequeno encerrou os trabalhos matutino com uma linda cantoria. No período vespertino Tião Pequeno cantou e encantou o publico presente infantil e depois Yarle Ramalho ministrou a Oficina de Jogos Teatrais para Crianças e adolescentes. As 20h Eufra Modesto fez mais uma brilhante apresentação e logo após a Cia kagemi, de Vitoria da Conquista, apresentou o espetáculo Butoh, Amazonia Ontem, Hoje e Amanhã, sob a direção de Wagner Silveira.

No dia 20 no período diurno aconteceu a oficina de Teatro do Oprimido com os atores Camilla Rios e Rodrigo Brito. A noite apresentaram o Projeto Terrêar – pocket show Com Camilla Rios e Rafael Brandão de Vitoria da Conquista e espetáculo Terra com o grupo Diadema de Pedra, de Itarantim, sob a direção de Edlan Costa.

No dia 21 o Grupo Retalhos Teatrais promoveu um encontro para troca de experiências com o Coletivo Carola de Vitoria da Conquista e Grupo Candeeiro Encantado de Jequié – Ba, vencedor do Braskem de Teatro.
A noite o grupo Candeeiro Encantado trouxe um momento mágico de interpretação em Causos, Contos e Cordeis e depois o Coletivo Carola apresentou o espetáculo Agreste, sob a direção de Gabriela.

De acordo com Valdeique Oliveira, o homenageado, disse que realizar este evento foi um marco para historia de Itapetinga e da Bahia e que tudo que aconteceu foi a realização de um sonho. Obrigado a Deus, a Ramiro Oliveira e a todos participantes pelo carinho e homenagem.

Durante o evento o Escritor e Acadêmico Ramiro Oliveira entregou a Valdeique Oliveira O diploma de Doutor Honoris Causa em Arte e Cultura outorgado por uma Universidade de Salvador, a Ultep.
Segundo Ramiro Oliveira, o I Circuito foi uma idéia que surgiu há vários anos e finalmente conseguimos realizar e nos anos vindouros homenagearemos outras pessoas que faz muito em prol da cultura em Itapetinga. Agradecemos o apoio dado pela Prefeitura Municipal de Itapetinga, Prefeito Rodrigo Hagge, através da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, secretaria Eliene Portela, a Secretária de Educação, secretario Geraldo Trindade e a todos os empresários e profissionais liberais que nos apoiaram.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.