O programa Política e Cidadania da TV Catolé de quinta-feira (1/10) começou a série de entrevistas com os postulantes ao cargo de prefeito da cidade de Itapetinga. O primeiro escolhido por votação livre no link do programa na internet foi Gilson de Jesus (PCdoB).

Durou pouco mais de 80 minutos, a entrevista de Gilson de Jesus (PCdoB). No programa ele explanou sobre alguns dos seus objetivos como candidato a prefeito da cidade. Começou respondendo a Augusto Carvalho (apresentador) sobre a sua origem e se apresentou como uma pessoa que desde cedo já se olhava como alguém que escolheu ser político, o próprio pai já reconhecia isto. Na época de estudante foi líder estudantil, inclusive foi um dos que lutaram pela criação da Resita (Residência dos Estudantes de Itapetinga) em Salvador (local em que muitos estudantes de família sem condição financeira moram durante o período em que estudam nas universidades da capital), participou de movimentos sociais, foi secretário de cultura municipal e vereador por seis mandatos.

Apesar de está afastado da política desde 2012, Gilson de Jesus afirmou que resolveu retornar por ainda achar que reúne condições físicas e mentais para contribuir no bem estar da cidade, principalmente da classe trabalhadora, devido a sua longa experiência como político.

Gilson pretende, caso seja escolhido pelos leitores, fazer um governo efetivo, transparente e plural, ou seja, não apenas para o seu partido político. No programa, ele falou sobre a criação de cooperativas voltadas para a agricultura familiar, lembrando que a cidade, apesar de ter terreno fértil, segundo ele com 80% de terra produtiva, ainda depende de produtos alimentares trazidos de outras cidades, quando, se houvesse um apoio por parte da administração, isso poderia ser atenuado. Lembrou também que o principal movimento econômico da cidade está na prestação de serviço.

No tocante ao plano diretor da cidade, ele disse ser necessário uma revisão urgente, e as ideias devem ser de pessoas com conhecimento de causa, como engenheiros, paisagistas, arquitetos e outras da sociedade. Criticou o fato de que há vários terrenos na cidade servindo de especulação imobiliária ao invés de serem transformados em espaços para criação de praças arborizadas para a sociedade.

Gilson também falou da necessidade de se criar um projeto para diminuir o número de crianças que se envolvem no mundo das drogas. Segundo o candidato uma das suas idéias é criar praças de esportes e artes para que essas crianças tenham um local para que possam se divertir, com campo de futebol, brinquedos, local para práticas de skate, desenvolver atividade artística, dentre outras de lazer.

O candidato também falou sobre seleção de Itapetinga. Gilson de Jesus disse que primeiro é preciso valorizar o futebol praticado nos bairros, com condições reais de se formar novos atletas para a seleção, com bons campos e boas estruturas. Mas ao mesmo tempo é preciso buscar apoios de empresas que possam dar garantias financeiras para a seleção. No governo dele ele quer que não só a seleção de futebol tenha apoio, como também a todos aqueles que fazem arte no município, aproveitou e falou dos artesãos, dos cantores e artísticos plásticos da cidade.

Durante a entrevista ele também dissecou sobre os vários problemas da cidade e disse que espera ser o escolhido, para junto com a sociedade apresentar as soluções. Espera que durante esses dias de campanha muitas outras pessoas possam conhecer os seus projetos. O projeto teve lançamento oficial na sexta-feira (2/10).

Maiores detalhes você poderá obter assistindo o programa na íntegra:

O programa “Política e Cidadania” é apresentado por Augusto Carvalho toda quinta-feira, às 20h na TV Catolé. Os entrevistados são escolhidos por votos populares na internet no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDo82_K-NugbPJm6V30vMnAlENaHWGRPpKN4FC-eEAux2Z-g/viewform

Carlos Maciel, pedagogo, radialista, blogueiro e repórter da TV Catolé

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.