Diversificação da economia no Sudoeste foi o principal objetivo do evento “Fruticultura Irrigada no Sudoeste Baiano”, promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia em parceria com o Sindicato Rural de Itapetinga, Ministério da Agricultura, Embrapa, ADAB e Fazenda Recreio na última sexta – feira, 06 no Sindicato Rural de Itapetinga.

As discussões sobre o assunto foram realizadas no Auditório Coriolano Moreira de Oliveira, no Parque de Exposições Juvino Oliveira e contou com a presença de Lucas Costa, Secretário de Agricultura da Bahia, o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge, empresários, pecuaristas e professores, estudantes e interessados sobre o tema.

Foram apresentadas algumas palestras sobre o desenvolvimento da fruticultura em algumas regiões. Alberto Vilarinhos da EMBRAPA, com o tema: Um retrato da fruticultura tropical brasileira, Maurício Antônio Coelho que falou sobre “Desafios e oportunidades da fruticultura no sudoeste baiano e Willy Ferreira da Junta Comercial da Bahia –  JUCEB com o tema “Empreendedorismo Rural: É legal ser legal”.

Na oportunidade o grupo foi convidado para visitar a Fazenda da Recreio no município de Ribeirão do Largo onde foi apresentado um plano de negócio já bastante avançado no sentido de levar ao conhecimento as potencialidades da região. Os empresários Alber e Eder Rezende – ex-presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, falaram sobre as oportunidades de negócios voltados para a fruticultura. “Fizemos uma pesquisa e constatamos que existem  muitos fatores que possam tornar a região sudoeste em um grande potencial do setor da fruticultura, diversificando a economia e gerando mais empregos”, disse Alber.

O secretario de Agricultura Lucas Costa parabenizou os empresários pela iniciativa destacando também o potencial econômico da região sudoeste. “Tenho viajado bastante pelo estado da Bahia, outros estados e também para fora do país em busca de informações, conhecendo o potencial de cada região. Fiquei  muito contente quando soube da iniciativa e imediatamente viemos realizar esse evento já se tornando inclusive um “projeto piloto”, elogiou Costa.

O presidente do Sindicato Rural de Itapetinga Dida Campos  agradeceu o Secretário da Agricultura da Bahia Lucas Costa pelo apoio e a dedicação para com a região de Itapetinga, destacando a diversificação a busca da diversificação da nossa economia para um melhor desenvolvimento. “Estamos muito felizes com essa iniciativa da SEAGRI na pessoa de Lucas Costa que veio à Itapetinga promover esse evento. Sabemos da importância da diversificação da nossa economia para geração de empregos e crescimento econômico da nossa região”, destacou Dida.

 

Fonte: Ascom SRI.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.