Cerca de 700 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó (a 544 km de Salvador), estão participando do curso “Serviços de apoio às micro e pequenas empresas”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/BA). A ação é voltada para a formação profissional dos estudantes, para que possam, por meio da inovação e da criatividade, vislumbrar as oportunidades proporcionadas pelo mundo do trabalho e do empreendedorismo.

A iniciativa tem 11 encontros, com uma carga-horária de 44 horas. O estudante do 3º ano do curso técnico de nível médio em Informática, Maversson Monteiro, 18 anos, é um dos participantes e fala sobre a atividade. “Na minha área é natural que muitos trabalhem por conta própria desenvolvendo um serviço como autônomos. Então, é interessante este conhecimento de empreendedorismo para termos mais facilidade em atuar profissionalmente, podendo trabalhar sozinho ou em parceria com outros colegas. Isso também está ajudando bastante no trabalho de conclusão do curso onde estamos desenvolvendo um aplicativo de vendas”, destacou.

A estudante do 2º ano do curso técnico de nível médio em Zootecnia, Brenda Mota, 17, também falou sobre o processo de ensino e aprendizagem. “Além do meu curso, eu tenho uma loja com a minha mãe, e esta ação tem sido bacana porque posso aplicar no negócio. Tivemos até uma melhoria na nossa renda. Já para o curso técnico é legal porque depois de formados podemos trabalhar com consultoria e agenciamento”, planeja.

Para a vice-diretora de articulação com o Mundo do Trabalho do CETEP, Luzia Cardoso, falou sobre a metodologia do curso. “Os estudantes estão aprendendo sobre plano de ação, marketing, riscos de negócios e características do bom empreendedor. Para isto, os professores passaram por uma formação de duas semanas com um tutor do SEBRAE que proporcionou realizarem as aulas”, afirmou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – ASCOM(Secretaria da Educação do Estado da Bahia).

Leave a Reply

Your email address will not be published.