A Câmara Municipal de Itapetinga realizou, na noite dessa quarta-feira (20), a tradicional Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Itapetinguense. A edição deste ano homenageou 41 pessoas que, apesar de não terem nascido na cidade, prestaram relevantes serviços ao município, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A solenidade contou  com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados. Além do presidente da Casa, vereador Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), e do segundo secretário, vereador Nailton Negreiro (PRB), fizeram parte da mesa solene: o vice-prefeito Renan Pereira (DEM), o subtenente Leonardo Gama e o secretário municipal de Planejamento, Washington Maciel, representando o prefeito Rodrigo Hagge.

Solenidade de Entrega do Título de Cidadão 2017Em seu discurso, o presidente Eliomar Barreira/Tarugão disse que a honraria reconhece o trabalho e a contribuição dessas pessoas na história de Itapetinga. Tarugão lembrou ainda que o evento acontece tradicionalmente no mês de dezembro em alusão ao aniversário da cidade.

O vice-prefeito Renan Pereira destacou a importância da honraria concedida pelo Poder Legislativo. Segundo ele, é uma questão de valorização da contribuição dessas pessoas que chegaram a Itapetinga e se integraram ao comércio, à indústria, à pecuária e a diversas outras áreas. “É um reconhecimento justo, e a Câmara está de parabéns”, avaliou.

Mesmo não tendo nascido no município, diversas pessoas acompanharam, passo a passo, o crescimento de Itapetinga, que completou 65 anos de emancipação política no último dia 12. Esse é o caso do pecuarista e bancário aposentado Sisinio Galvão, morador da cidade há mais de 60 anos. Ele atuou como gerente do antigo Banco Econômico durante 21 anos. “Eu me envolvi aqui em muitos empreendimentos, como o primeiro Clube Social, ACI, Companhia Telefônica de Itapetinga, que depois foi incorporada pela Telebahia, etc.”, contou. O novo cidadão itapetinguense também tem orgulho de ter idealizado o transporte de gado através de caminhão, pois naquela época ainda era feito a pé.

Funcionária da Residência dos Estudantes de Itapetinga (Resita) desde 1986, Odésia dos Santos veio de Salvador receber o Título de Cidadã Itapetinguense. Acompanhada por diversos estudantes e ex-estudantes da Resita, Tia Deca, como é mais conhecida, ficou emocionada com a homenagem. “Eu agradeço a toda a família itapetinguense, especialmente aos pais e às mães, que dividiram comigo um pouco do que eles têm de mais precioso, que são os seus filhos. Eu me sinto honrada por ter esse privilégio de cuidar um pouquinho dos filhos de cada um de vocês aqui desta cidade”, comentou.

A coordenadora da Saúde Mental do município, Jádira Gomes, também foi agraciada, sendo adotada oficialmente pelos filhos naturais da terra conhecida como “Capital da Pecuária”. “A homenagem que recebo aqui faz com que eu me sinta acolhida, e é com profunda gratidão que garanto que Itapetinga estará sempre em meu coração”, afirmou.

Gratidão e emoção foram os sentimentos que tomaram conta da família de Dona Antônia Souza, mais conhecida como Dona Nora, de 85 anos. Filhos, netos e muitos outros parentes da homenageada prestigiaram o evento e registraram o momento especial para essa senhora que se mudou para Itapetinga há quase 50 anos.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, justificou a ausência e solicitou que a entrega do seu título fosse programada para outra oportunidade.

Confira as fotos dos homenageados

 

Confira a lista de todos os homenageados desta edição:

 

INICIATIVA

HOMENAGEADOS

 

 

 

Mesa

Diretora

 

Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto
Liege Maria Moreira Bomfim de Andrade
Orlando Santos Ribeiro
Bernardo Pereira Gomes
Otoniel Costa Nascimento Filho
Jackson Pereira Gomes
 

 

 

 

Fabiano Bahia

 

 

 

Maria da Conceição Maciel Fernandes
Adreane Brito Lima
Airton Ferrari
Maria Betânia Oliveira Gama
Jesse Jone do Nascimento
José Augusto Santos Filho
 

 

José Antunes

Joilson Castro de Almeida Filho “Joilson do Detran”
 Odali Bezerra
Antônio Pereira da Silva
 

 

 

Márcio Piu

Sargento Lázaro França Sousa
Odésia Amâncio dos Santos
Gilberto José França Neto
Márcio Lima Sousa
 

 

 

Gilmar Piritiba

 

Edvaldo Pereira Maia
Edgar Alves Campos
João Xavier Filho
Edson Gomes Pinto
 

 

 

Naara Duarte

 

 

 

Maria Efigênia de Amorim
Amós Cleiton Araújo de Oliveira
Marcus André Souza Campos
Ana Luisa Ceo Cardoso
Pollyana Ávila Fernandes
 
 

João de Deus

Nelma Gusmão de Oliveira
Jádira Gomes Sorensen
 
 

Jair Saloes

Sisinio Galvão Marinho
Moisés Pereira Gomes
 

 

 Diga Diga

Geraldo Leite
Antônia dos Santos Souza
Almira Rocha
Antônio Damasceno dos Reis
 

 

Nailton Negreiro

 

Jackson Ferreira Santos

 

 

Anderson da Nova

Luciene Correia de Oliveira
Maria Márcia Viana das Virgens
Carlos Alberto Cordeiro
 
 

Valdeir Chagas

 

Hélcio Miranda Paes

 

 

 

Fonte: Ascom Câmara.

Leave a Reply

Your email address will not be published.