Após anos de preparação, o futebol brasileiro terá a estreia oficial do Árbitro de Vídeo. Será neste meio de semana, na rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Todos os oitos jogos, entre quarta e quinta-feira terão o uso da tecnologia pela arbitragem. Um deles é o confronto entre Bahia e Palmeiras, na quinta (2), às 19h15, na Arena Fonte Nova.

A partida marcará, também, a estreia do VAR em um jogo no estado. O objetivo da CBF, após a aprovação do projeto na Copa do Mundo, é utilizá-lo nos mesmos moldes que a FIFA usou na Rússia.

Para obter sucesso no país, a entidade nacional, responsável pela implantação do sistema estabeleceu um calendário de atividades. O trabalho foi iniciado já nesta terça-feira (31), com a chegada da equipe de instalação do VAR em Salvador.

Nesta quarta (1º) serão feitos os primeiros testes nos equipamentos, com um jogo simulado, instalação de identidade visual da sala e apresentação do projeto às Comissões Técnicas e Atletas dos times envolvidos. Na quinta (2), dia do duelo, será feito um segundo teste, antes de a bola rolar.

A operação do sistema VAR na Fonte Nova será feita em uma sala reservada, escolhida pela própria equipe responsável em visita de vistoria. Já a área de revisão, utilizada elo árbitro central ficará marcada e isolada no gramado.

Os telões do estádio também farão parte de todo o processo. Antes do jogo, eles veicularão as instruções sobre as regras do VAR para os torcedores. Já durante as partidas, sempre que utilizada a tecnologia, a mensagem “VAR em Revisão” será exibida. O locutor do estádio também poderá ler a mensagem.

Segurança –A sala do VAR será protegida por seguranças. Durante a partida é vedada a circulação de pessoas não autorizadas no local. A equipe de operação estará identificada com credenciais.

A sala do VAR também será filmada por microcâmera, que emitirá sinal para a empresa de TV transmissora da partida.

Foto: Fernando Torres / CBF

Leave a Reply

Your email address will not be published.