O auditório da Coopardo foi o local escolhido para a realização do Simpósio Municipal de Segurança Contra Incêndio, que aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro na cidade de Itapetinga, no interior da Bahia.

Várias pessoas ligadas a área e em busca de mais conhecimento sobre o assunto participaram do evento. Além de Itapetinga, moradores de Caatiba e Macarani também participaram do simpósio, que teve como palestrante Paloma Carvalho, especialista no assunto. Promovido pelas empresas Buda Extintores e Santana Faire este foi o primeiro Simpósio Municipal de Segurança Contra Incêndio realizado na cidade.

Quando o assunto é prevenção a incêndio a Capital da Pecuária deixa a desejar, segundo especialistas ouvidos pelo site IReporter. A cidade corre grandes riscos de uma tragédia, principalmente, envolvendo igrejas, escolas, estabelecimentos comerciais e industriais.

Com pouco mais de 75 mil habitantes, a Capital do Médio Sudoeste da Bahia não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros, mesmo sendo uma cidade polo, já que existem mais 12 municípios que compõem a região do Médio Sudoeste.

Quando é necessário o trabalho destes profissionais, a 26ª cidade mais populosa da Bahia recorre ao Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista ou a Brigada de Incêndio da Azaleia Calçados. O problema é que Vitória da Conquista fica distante 102 quilômetros de Itapetinga.

A segunda opção é a Brigada de Incêndio da Azaleia, porém, trata-se de uma empresa privada, os brigadistas não podem deixar a fábrica desguarnecida. No entanto, a empresa tem sido generosa com a população de Itapetinga e atendido alguns chamados de incêndio, principalmente em residências.

Segundo os organizadores, mesmo sendo um assunto de grande relevância para Itapetinga e região, o 1º Simpósio Municipal de Segurança Contra Incêndio, não teve apoio nem da prefeitura nem da câmara de vereadores. 

Fonte: I-Repórter(Eudo Mendes). Imagens: Eudo Mendes e Organização do evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.